Mais de 6208 novas infecções pelo HIV foram diagnosticadas no primeiro semestre, das 211.633 pessoas testadas na província de Inhambane. O número mostra uma redução em 139 casos se comparado a igual período do ano passado em que foram infectados 6347 indivíduos.
Segundo Jornal Notícias, os dados foram partilhados na segunda Sessão do Conselho Provincial de Combate ao HIV/Sida alargado a outros actores de resposta multissectorial à doença.
O secretário executivo do Núcleo Provincial de Prevenção e Combate ao HIV/Sida, Alcino Justino, aponta os distritos de Massinga, Maxixe e Vilankulo como os que mais casos positivos registaram.
A disseminação de mensagens sobre a importância de métodos de prevenção como o uso do preservativo e a aproximação dos serviços de tratamento antirretroviral contribuem para a redução de novas infecções na província.
O secretário de Estado na província de Inhambane, Amosse Macamo, recomendou os diferentes sectores de modo a trabalharem arduamente para a redução do índice de novas infecções.
Macamo disse que é preciso que os diferentes sectores continuem engajados na sensibilização de todas as camadas sociais, com enfoque para os jovens e adolescentes.
Defendeu ainda a necessidade de se potenciar mais a prevenção, com a massificação da distribuição de preservativos e a testagem como ponto de partida para a mudança de comportamento e, consequentemente, do estilo de vida de pessoas.
