O olho humano é a estrutura responsável pela nossa visão. Problemas nessa estrutura impedem uma percepção adequada do mundo.O olho humano é o órgão responsável pela visão e está localizado nas órbitas, cavidades ósseas presentes no esqueleto da face. Trata-se de uma estrutura complexa que apresenta três túnicas, sendo a mais externa composta pela esclera e a córnea; a camada mediana formada pela coroide, o corpo ciliar e a íris; e a camada mais interna é denominada retina. A retina é local onde estão localizadas as células fotorreceptoras, responsáveis por transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos.
Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são problemas oculares que prejudicam a formação adequada da imagem na retina. Além das estruturas internas, os olhos contam com estruturas externas que ajudam no seu funcionamento, tais como as já citadas órbitas, músculos extrínsecos do olho, conjuntiva, pálpebras e aparelho lacrimal.
Resumo sobre o olho humano
- O olho humano é a estrutura responsável pelo sentido da visão.
- O olho possui três túnicas: a camada mais externa, composta pela esclera e a córnea; a camada mediana, formada pela coroide, o corpo ciliar e a íris; e a camada mais interna, denominada retina.
- Nos olhos humanos é possível observar a presença de dois tipos de células fotorreceptoras, denominadas cones e bastonetes.
- Podemos dividir o olho em três compartimentos: câmera anterior, câmara posterior e espaço vítreo.
- Órbitas, músculos extrínsecos do olho, conjuntiva, pálpebras e aparelho lacrimal são estruturas externas dos olhos que ajudam no funcionamento do órgão.
- Miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia são distúrbios da visão.
- Outros problemas que afetam nossos olhos são a catarata, o glaucoma e a conjuntivite.
Características do olho humano
O olho humano é a estrutura responsável pelo sentido da visão. Trata-se de uma estrutura complexa que, nos seres humanos, está localizada na parte anterior de cavidades ósseas chamadas órbitas. As órbitas funcionam como duas caixas protetoras para essas importantes estruturas.
A estrutura do olho possui três túnicas: a camada mais externa, composta pela esclera ou esclerótica e a córnea; a camada mediana, formada pela coroide, o corpo ciliar e a íris; e a camada mais interna, denominada retina. Essa última se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico.
Podemos dividir o olho em três compartimentos: câmera anterior, câmara posterior e espaço vítreo. A câmera anterior está localizada entre a íris e a córnea e é preenchida por um líquido rico em proteínas chamado de humor aquoso. A câmara posterior, por sua vez, está localiza entre a íris e o cristalino e também contém humor aquoso. Atrás do cristalino e circundado pela retina está o chamado espaço vítreo, que é cheio de uma substância denominada humor vítreo.
Quais são as principais partes do olho humano?
A esclera é conhecida como a parte branca do olho. Ela cobre três quartos da parte posterior do globo ocular e liga-se à córnea, que é transparente e cobre a parte anterior do globo. A córnea é o principal meio refrator do olho, atuando para garantir a formação de uma imagem nítida na retina.
A coroide destaca-se por ser muito vascularizada e pigmentada. O corpo ciliar é a continuação anterior da coroide. O chamado músculo ciliar é responsável por controlar a convexidade da lente e os processos ciliares que produzem o humor aquoso.
A íris, por sua vez, é a parte colorida do olho e trata-se de um tecido muscular que apresenta uma abertura central, chamada de pupila. As fibras musculares presentes na íris são responsáveis por contrair e dilatar a pupila, controlando a entrada de luz no olho.
A retina é a camada fotorreceptora do olho. Trata-se da estrutura responsável por garantir que os estímulos luminosos sejam transformados em impulsos nervosos. A região central da retina recebe a denominação.
